ADMINISTRAÇÃO

O curso superior na área de Administração do IMMES forma profissionais altamente qualificados e capacitados, por meio do conhecimento humanístico teórico e atuação prática nas organizações, proporcionando a vivência empresarial e o conhecimento amplo e diversificado sobre as possibilidades de atuação.

O ensino aborda conteúdos de formação básica, profissional, além dos conteúdos quantitativos e suas tecnologias e de formação complementar, promovendo o enriquecimento do perfil de nossos alunos.
O bacharelado visa a formação de profissionais competentes, empreendedores, promotores de mudança e socialmente responsáveis e pelo desenvolvimento e a disseminação do conhecimento em um ambiente dinâmico de pesquisa e de criação.

  • Curso: Administração
  • Duração do curso: 8 semestres
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Bacharelado
  • Turno: Noturno
  • Carga Horária: 3670 h/a
  • Aulas: Segunda à Sexta-feira
  • Horário: 19h00 às 22h30min
  • Coordenação: Profo Ms. Rafael de Souza

A missão do IMMES é:

“… contribuir para o desenvolvimento educacional, o bem estar e qualidade de vida de toda a sociedade, por meio da formação de profissionais competentes, éticos, empreendedores, promotores de mudanças e sustentabilidade, disseminando o conhecimento em um ambiente dinâmico de ensino, pesquisa e extensão.”.

Consequentemente, a missão do Curso de Administração do IMMES é:

“Formar administradores qualificados, envolvidos e comprometidos com a melhoria continua e o desenvolvimento socioambiental da sociedade”.

Para tanto, o curso de Administração por meio de seu elenco curricular, promove os seguintes objetivos gerais:

  • Estimular a formação científica e intelectual que permita a reflexão, a melhoria e mudança das práticas organizacionais;
  • Entender os modelos gerenciais na sua interdisciplinaridade e sua adequação para a gestão das organizações a partir de uma visão sistêmica;
  • Promover a comunicação interpessoal, ética profissional, capacidade de adaptação e formação de equipes;
  • Formar um administrador que esteja preparado para desempenhar atividades compatíveis com sua formação de planejar, organizar, liderar e controlar processos dentro das organizações;
  • Preparar empreendedores éticos, responsável socialmente e comprometidos com o aprendizado contínuo;

Objetivos específicos:

  • Promover a formação intelectual, capacitando o discente para a tomada de decisão, indispensável ao gerenciamento das organizações;
  • Formar cidadãos éticos e socialmente comprometidos e também atuantes em todas as esferas da ciência administrativa;
  • Formar profissionais empreendedores para atuar no mercado com dinamismo, criatividade, flexibilidade e espírito crítico;
  • Desenvolver a compreensão, reflexão e análise dos conceitos e teorias adquiridos no decorrer de todo o curso, bem como sua associação e impacto na prática administrativa.

Características

Os profissionais egressos do Curso da Administração deverão, cumprindo as finalidades e objetivos já descritos, obter as seguintes características:

  • Conscientização dos valores de ética, responsabilidade, justiça social e profissional;
  • Formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido;
  • Competência para tomar decisões em um mundo dinâmico, diversificado, interagente e interdependente;
  • Formação técnica e científica para atuar na administração das organizações;
  • Competência para empreender;
  • Conscientização para atuar em equipes interdisciplinares;
  • Compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional.

Competências / Habilidades

Assim, no plano das competências, cada profissional egresso do Curso de Administração do IMMES deverá apresentar:

  • Comunicação e expressão: estabelecer comunicação interpessoal expressar-se corretamente nos documentos técnicos específicos e interpretar a realidade das organizações;
  • Raciocínio lógico, crítico e analítico: utilizar raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos. Ser capaz também de interagir criativamente diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • Visão sistêmica: compreender o todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como suas relações com o ambiente externo;
  • Visão de Processos: enxergar a organização por processos, suas atividades e recursos para sua realização;
  • Criatividade e iniciativa: propor e programar modelos de gestão, inovar e demonstrar um espírito empreendedor;
  • Negociação: resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais;
  • Tomada de decisão: ordenar atividades, processos e programas, decidir entre alternativas e identificar e dimensionar riscos;
  • Orientação para resultados: agir em busca de resultados comprometidos com o futuro da organização e com o seu compromisso social;
  • Liderança: selecionar estratégias adequadas de ação, visando a atender interesses interpessoais e institucionais;
  • Trabalho em equipe: selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns;
  • Melhoria Contínua: Entender a melhoria como um objetivo permanente as organizações.