CIC – Informações Gerais

Logo_CIC

O Congresso de Iniciação Científica do Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior é mais uma oportunidade para os discentes apresentarem resultados de suas pesquisas científicas objetivando estimular e esclarecer “o que é pesquisa”; proporcionando o envolvimento do aluno no mundo da pesquisa; contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de preparação e apresentação de trabalhos científicos; auxiliando na divulgação das pesquisas realizadas no IMMES para toda a comunidade e permitindo assim intensificar a preparação do aluno para seus trabalhos de conclusão de curso.

Todos os discentes são estimulados a se inscrever no congresso, no entanto, cada qual com intenções distintas: os discentes dos últimos anos dos cursos de Direito e Administração se inscrevem em maior número, pois muitos deles já estão em adiantado processo de elaboração de seus trabalhos de conclusão de curso. Já os alunos dos primeiros anos podem apresentar seus projetos de pesquisa ou idéias, mesmo que iniciais, para uma pesquisa científica. Dessa maneira, aproveitam o espaço do congresso para dialogar e/ou amadurecer suas questões de pesquisa, ou ainda para entender melhor o que seja essa área dentro do universo que é o ensino superior.

Todos os trabalhos recebidos serão avaliados por uma comissão composta por docentes da instituição. São premiados os quatro melhores trabalhos, sendo dois produzidos por alunos do Curso de Direito e outros dois por alunos do Curso de Administração. A premiação acontecerá em data a ser agendada posteriormente, após as notas dos avaliadores ao final do Congresso.

Há duas formas de apresentação no CIC do IMMES: painel ou apresentação oral.

Painel
O aluno-autor deve considerar que o painel necessita ser simples e autoexplicativo; as sessões de painéis oferecem um ambiente propício para discussão informal.
O aluno-autor deverá permanecer junto ao seu painel, para responder as questões do avaliador. Após, o aluno poderá circular pela sessão para conhecer os outros trabalhos apresentados.

Apresentação oral

O autor terá 15 minutos para apresentar seu trabalho; haverá disponibilidade de recursos de multimídia desde que solicitado previamente; As sessões de apresentação oral dos trabalhos ocorrerão em sessões previamente agendadas e informadas ao aluno autor, por e-mail.

É esperado que os alunos-autores apresentem de forma clara, tanto em seus painéis quantos nas apresentações orais, os objetivos da pesquisa, os métodos, a discussão teórica, os resultados e/ou conclusões encontrados ou esperados.

Os alunos que apenas assistirão o CIC terão a oportunidade de conhecer melhor as pesquisas e resultados de seus colegas veteranos e se familiarizarem com a iniciação à pesquisa e com o congresso para uma futura participação com apresentação de seus trabalhos.