CPA – Comissão Própria de Avaliação

O trabalho da CPA, em conformidade com a missão institucional, é a definição e a prepara­ção dos instrumentos utilizados para o diagnóstico, avaliação e monitoramento institucional, pautando-se nos princípios fundamentais do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e no Projeto Pedagógico Institucio­nal, na perspectiva de um processo de sensibilização da comunidade acadêmica e de melho­ria contínua da Instituição.

 

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO IMMES

 

A avaliação institucional envolve todos os serviços prestados pelo IMMES nas atividades-fim (ensino, pesquisa, extensão) e nas atividades meio (apoio técnico, operacional e administrativo). Nenhum setor pode ficar de fora. Desde a direção geral e seus integrantes até a zeladoria e os setores de conservação, limpeza e segurança patrimonial.

O desencadeamento do processo de avaliação institucional é precedido de ampla divulgação, entre os membros da comunidade acadêmica (alunos, professores, pessoal técnico-administrativo, gestores educacionais e auxiliares de serviços gerais), dos objetivos do mesmo e de sua importância para o crescimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados.

O Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior aprovou a constituição da CPA Comissão Própria de Avaliação, da qual fazem parte os seguintes membros:

  • Presidente;
  • Membros do corpo docente de cada um dos cursos;
  • Membros discentes de cada um dos cursos;
  • Membro do quadro técnico administrativo;
  • Membro da sociedade civil organizada;

O primeiro trabalho da CPA é a definição e a implementação de um processo de sensibilização da comunidade acadêmica, mediante a divulgação intensiva do processo e de suas finalidades e objetivos.

A segunda fase do trabalho é a discussão e a preparação dos instrumentos utilizados para o diagnóstico e monitoramento institucional, submetendo-os à  apreciação do Conselho Acadêmico do IMMES.

A terceira fase é a aplicação dos questionários em data e horário estipulados pela CPA. E a quarta e última fase é a tabulação dos dados, escrita do relatório e apresentação para a comunidade acadêmica dos resultados da avaliação.

Buscamos com isso resultados que visem a melhoria da qualidade acadêmica e a conscientização do papel da comunidade acadêmica no enfrentamento dos desafios e planejamento do futuro da instituição.