Ética Profissional é pauta de atividade com alunos do 4º e 5º ano de Direito

Postado em: 31 outubro, 2019 | 19:03

Mesa redonda promovida pela Profª. Mestre Bianca Cavichioni levantou questões sobre Ética Profissional

No último dia 28/10, os alunos do 4º e 5º ano de Direito participaram de uma mesa redonda promovida pela Profa. Mestre Bianca Cavichioni, que contou com a participação da Profa. Mestre Carolina Galotti, da Advogada e Professora Andrea Lupo (relatora de processos relacionados à ética em Araraquara e em São Paulo), do Advogado Fábio Busnardi (Presidente Coordenador da Comissão de Ética e Disciplina da 82º subseção da OAB de Matão) e do Advogado Leandro Nogueira (Membro Efetivo da Comissão de Ética e Disciplina da 82º subseção da OAB de Matão).

A atividade abordou temas regionais apontados pelos advogados Fábio Busnardi e Leandro Nogueira, que relataram os principais problemas relacionados à ética que chegam à 82º subseção da OAB de Matão — queixas relacionadas aos advogados e situações que são mais frequentes — e ainda deram dicas para os alunos sobre esse tipo de situação.

Já a Advogada e Professora Andrea Lupo expôs bastante como é feito o procedimento de uma queixa de ética, desde a denúncia até o último recurso em Brasília. A advogada ainda atentou os alunos quanto às questões que o advogado não pode falhar por descuido ou por falta de conhecimento, que possam vir a decorrer em falta ética.

Outra questão abordada na mesa redonda foi a importância da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) como instituição para o advogado. Muito mais que uma prova para exercer a profissão, a Ordem é uma instituição forte, que tem como premissa lutar pelos direitos e prerrogativas dos advogados, que assim fazendo, faz por todo cidadão brasileiro, garantindo os direitos de cada um.

Ao final da atividade, ficou claro para alunos e participantes da mesa que ética é comportamento, é ação, é o exercício e pensar diário.

Confira abaixo as fotos deste dia tão produtivo para equipe e alunos IMMES: