Perfil

Características

Os profissionais egressos do Curso da Administração deverão, cumprindo as finalidades e objetivos já descritos, obter as seguintes características:

  • Conscientização dos valores de ética, responsabilidade, justiça social e profissional;
  • Formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido;
  • Competência para tomar decisões em um mundo dinâmico, diversificado, interagente e interdependente;
  • Formação técnica e científica para atuar na administração das organizações;
  • Competência para empreender;
  • Conscientização para atuar em equipes interdisciplinares;
  • Compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional.

 

Competências / Habilidades

No plano das competências / habilidades, cada profissional egresso do Curso de Administração / IMMES deverá apresentar:

  • Comunicação e expressão: estabelecer comunicação interpessoal expressar-se corretamente nos documentos técnicos específicos e interpretar a realidade das organizações;
  • Raciocínio lógico, crítico e analítico: utilizar raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos. Ser capaz também de interagir criativamente diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • Visão sistêmica: compreender o todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como suas relações com o ambiente externo;
  • Visão de Processos: enxergar a organização por processos, suas atividades e recursos para sua realização;
  • Criatividade e iniciativa: propor e programar modelos de gestão, inovar e demonstrar um espírito empreendedor;
  • Negociação: resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais;
  • Tomada de decisão: ordenar atividades, processos e programas, decidir entre alternativas e identificar e dimensionar riscos;
  • Orientação para resultados: agir em busca de resultados comprometidos com o futuro da organização e com o seu compromisso social;
  • Liderança: selecionar estratégias adequadas de ação, visando a atender interesses interpessoais e institucionais;
  • Trabalho em equipe: selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns;
  • Melhoria Contínua: Entender a melhoria como um objetivo permanente em sua vida e nas organizações.