Descubra as possibilidades de carreira na administração

Como já mostramos anteriormente, o curso de administração é muito versátil e possibilita ao profissional atuar em diversos departamentos de uma empresa e inúmeros segmentos de mercado. O administrador pode atuar na gestão de recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos com o objetivo de fazer a organização sempre lucrativa e sustentável. 

 

Mercado

 

O curso de administração sempre está entre os mais procurados pelos alunos do Brasil pois a procura por estes profissionais está sempre em alta. O mercado precisa frequentemente de administradores pois esta profissão está presente em diversos setores, tanto da iniciativa privada quanto do poder público. 

 

Os alunos dos semestres finais da graduação em administração podem participar de programas de trainees de empresas de grande porte e podem conseguir grande uma oportunidade profissional antes mesmo de terminar a faculdade. 

 

São muitas as possibilidades de atuação no mercado de trabalho e abaixo vamos listar algumas destas opções:

 

Administração de Empresas

É o responsável por administrar todas as operações de uma companhia, desde a política de organização, recursos humanos, estudos mercadológicos, gerir recursos materiais e financeiros e também desenvolver suas estratégias de mercado.

 

Administração Financeira

O administrador financeiro é o responsável por organizar e gerir todas as atividades financeiras de uma empresa. Este profissional coordena o capital de giro, questões orçamentárias e fluxo de caixa.

 

Administração de Produção

Atua na gestão de todo o processo produtivo em indústrias, desde a análise, aquisição e estocagem da matéria-prima até à garantia de qualidade coordenação da distribuição do produto final. 

 

Administração pública 

O administrador público é o responsável por gerenciar as instituições governamentais e garantir a aplicação das políticas públicas. Todos os programas e políticas do Estado passam pela avaliação de um administrador público.  

 

Administração de Recursos Humanos

O responsável pelos Recursos Humanos administra toda a esfera de relações entre os colaboradores e a empresa. Ele coordena o processo de seleção e admissão de novos funcionários, planos de carreira e salários, benefícios, além de treinamento e capacitação da equipe.

 

Administração Rural

Diversos segmentos do mercado de agroindústrias e propriedades rurais necessitam de administradores para garantir o bom funcionamento do processo de produção, abastecimento e comercialização de produtos. 

 

Auditoria

Muitos administradores optam por seguir a carreira de auditoria, assim, atuam no acompanhamento e fiscalização de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização, para garantir que todos os processos estão sendo devidamente seguidos. 

 

Empreendedorismo

Todos os administradores terminam a graduação com conhecimento teórico e prático para gerir um negócio próprio. Ao abrir sua própria empresa, o profissional poderá cuidar da gestão, como um todo, da empresa e assegurar seu desenvolvimento e crescimento saudável.

 

Gestão Ambiental

Muitas pessoas não sabem que os administradores também podem atuar em gestão ambiental. Esta carreira é ideal para os profissionais que são engajados em causas do meio ambiente e que buscam preservar os recursos naturais para um desenvolvimento sustentável. Sua atuação é estudar legislações e processos para este segmento e orientar empresas privadas e organizações não governamentais. 

 

Gestão de Qualidade

O responsável pela gestão de qualidade de uma organização deve coordenar e organizar os processos industriais relacionados à venda e compra de serviços.Além disso, também deve zelar pelos processos produtivos e de administração, e garantir o bem-estar dos colaboradores.

 

Marketing

Outra possibilidade de atuação é na área de marketing, por estar ligada diretamente ao desenvolvimento da empresa. Como administrador de marketing o profissional pode atuar com estratégias de mercado, definir e estudar as tendências de consumo. além de auxiliar no desenvolvimento de novos produtos e serviços para garantir o sucesso da companhia.

 

São muitas opções de carreira dentro desta área. Invista em uma graduação que possibilita seu desenvolvimento profissional! Venha para o IMMES.