Você sabe o que é advocacia e como atuar na área?

Se você está interessado em saber mais sobre o que é Advocacia, suas áreas e como atuar, hoje vamos explicar um pouquinho para você. 

Nesse artigo, você vai encontrar: 

  • O que é Advocacia? 
  • Especialização em Advocacia 
  • Perfil de um profissional do Direito 
  • Como é o mercado de trabalho em Advocacia?

O que é Advocacia? 

Em poucas palavras, a Advocacia é uma atividade que exerce funções essenciais à justiça. Ou seja, pessoas capacitadas dessa área atuam perante o cumprimento de leis vigentes no país com a finalidade de garantir direitos e liberdade à população. Além disso, também atuam intermediando conflitos entre pessoas físicas, jurídicas e o Estado. 

Para ingressar na área de advocacia, a pessoa precisa começar seus estudos em direito, com um curso de nível bacharelado. 

 

Especialização em Advocacia 

Para atuar como advogado, o bacharel em direito precisa realizar o Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). E somente após a aprovação, que a pessoa recebe o registro da OAB e pode exercer sua profissão. 

Um advogado pode atuar nas seguintes áreas:  

  • Civil 
  • Penal
  • Ambiental
  • Eleitoral 
  • Trabalhista e Previdenciário 
  • Tributário 
  • Empresarial 

Além disso, ele pode atuar como: 

Advogado de Acusação: aquele que representa alguém que se sente prejudicado e deseja acusar outra pessoa.

– Advogado de Defesa: nesse caso, o cliente está sendo acusado de algum crime ou infração e precisa de um advogado para defendê-lo perante à lei. 

Com isso, em uma primeira etapa, um advogado é aquele que intermedia acordos entre as partes. Ele entende a situação e objetivos dos seus clientes e tenta realizar um acordo comum entre as partes envolvidas sem precisar de um processo jurídico para isso. 

Caso não aconteça esse acordo, o advogado fica responsável por elaborar o caso e apresentá-lo ao Tribunal de Justiça. Ele será o responsável por acompanhar todo o processo, saber em quais instâncias está sendo analisado, além de comunicar seu cliente da atual situação. 

Outra atuação de um advogado é na parte de assessoria jurídica, por meio de empresas ou de maneira autônoma. Ele será o responsável por redigir e analisar contratos, além de oferecer orientações para as ações de empresários, conforme as leis de cada área de atuação.

 

Perfil de um profissional do Direito 

Para quem decide seguir a carreira em direito, precisa gostar muito de ler, pois é uma das profissões que exigem muito estudo e leituras. 

Outras características como: ética, senso de responsabilidade e senso de justiça são fundamentais para quem opta por seguir a carreira de advocacia. Sem contar que  é preciso ter uma boa comunicação, tanto na fala quanto na escrita. Um advogado precisa conhecer as regras gramaticais da Língua Portuguesa e também se comunicar de maneira clara e objetiva.

 

Como é o mercado de trabalho em Advocacia? 

O mercado para quem atua em Direito está sempre em alta e aberto. Basicamente, quando existir uma sociedade, também existirá a necessidade de seguir normas e leis, para garantir a segurança e ordem para todos. 

O mercado é forte, pois os profissionais podem atuar tanto em órgãos públicos quanto em empresas privadas. Muitos estudantes almejam passar em um concurso público, pois além dos benefícios de uma carreira pública, a estabilidade e bons salários são pontos que favorecem essa busca. 

O profissional também pode atuar na área de ensino, como professor em universidades e cursinhos com foco em concursos públicos, que buscam pessoas com muito conhecimentos nas áreas. 

Você gostaria de seguir a carreira em Advocacia? Saiba mais sobre nosso curso. Entre aqui e deixe seu contato para falarmos com você!