02 de abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Postado em: 2 abril, 2020 | 10:17

No dia 02 de abril comemoramos do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Esse dia foi instituído pela ONU em 2007 para difundir informações cobre o Autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito sobre essas pessoas!

Em 2020 0 Brasil possui o tema: “Autismo: respeito para todo espectro”.

O autismo (Nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo TEA) é caracterizado por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento.

Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Por ser tão abrangente utilizamos o termo “espectro”, em função dos níveis de comprometimento. Existem desde pessoas com outras doenças e condições associadas, que chamamos de “comorbidades”, como deficiência intelectual, e até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.

O Autismo é mais incidente em meninos do que em meninas (a cada 4 meninos, 1 menina), por isso é representado pela cor azul.

O importante é que todos compreendam que cada Autista é ÚNICO e nem todos tem as mesmas características em igual grau.

De acordo com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, a prevalência de Autismo é de 1 a cada 54 crianças.

O grande segredo é o repeito e valorização das diferenças!

Valorize as DIFERENÇAS, pois é nelas que os seres humanos se completam!!

CONHEÇA para fazer a DIFERENÇA!

Você também pode nos ajudar para que esse dia seja lembrado! Vestindo-se de azul e compartilhando informações sobre o Autismo, para que todos possam conhecer!


Comments are closed.