02 de abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo

No dia 02 de abril comemoramos do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Esse dia foi instituído pela ONU em 2007 para difundir informações cobre o Autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito sobre essas pessoas!

Em 2020 0 Brasil possui o tema: “Autismo: respeito para todo espectro”.

O autismo (Nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo TEA) é caracterizado por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento.

Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Por ser tão abrangente utilizamos o termo “espectro”, em função dos níveis de comprometimento. Existem desde pessoas com outras doenças e condições associadas, que chamamos de “comorbidades”, como deficiência intelectual, e até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.

O Autismo é mais incidente em meninos do que em meninas (a cada 4 meninos, 1 menina), por isso é representado pela cor azul.

O importante é que todos compreendam que cada Autista é ÚNICO e nem todos tem as mesmas características em igual grau.

De acordo com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, a prevalência de Autismo é de 1 a cada 54 crianças.

O grande segredo é o repeito e valorização das diferenças!

Valorize as DIFERENÇAS, pois é nelas que os seres humanos se completam!!

CONHEÇA para fazer a DIFERENÇA!

Você também pode nos ajudar para que esse dia seja lembrado! Vestindo-se de azul e compartilhando informações sobre o Autismo, para que todos possam conhecer!