4 áreas de atuação para profissionais formados em Sistemas de Informação

As áreas relacionadas à tecnologia têm ganhado cada vez mais destaque e relevância no mercado de trabalho, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Cursos da área são excelentes para quem se identifica com o assunto e quer conquistar uma boa colocação profissional. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre a graduação em Sistema de Informação e portas que a profissão pode abrir para você. 

 O profissional formado em Sistema de Informação vai atuar com dados, gerindo-os e organizando-os, seja por meio de banco de dados, criação softwares, sites ou até mesmo correção de bugs 

 Quando as pessoas que pretendem ingressar na carreira começam a pesquisar sobre a área, é comum surgirem dúvidas sobre quais as frentes de trabalho que poderão escolher. Confira quatro possibilidades que você pode escolher. 

 1- Análise de sistemas 

 

O principal foco da área é realizar processos de descoberta e análise, para solucionar problemas relacionados a diferentes tipos de sistemas 

 Nesta área, você pode atuar como: 

 

  • Front-end: responsável pela experiência do usuário dentro do sistema, criação páginas e desenho da jornada de uso de um sistema. 

 

  • Back-end: desenvolve toda a estrutura por trás de um sistema, cuida do armazenamento, gestão e organização dos dados e é o responsável por fazer o sistema rodar. 

 

  • DevOps: realiza a integração entre a parte estrutural do sistemas desenvolvidos e as operações que a empresa utilizará. Esse profissional acompanha desde o desenvolvimento do sistema até o seu uso operacional dentro de uma empresa.  

  

2- Gestão de banco de dados 

 Esta área de atuação é quase intuitiva de descrever pelo nome. O profissional que atuar com banco de dados será responsável, de forma integral, por todo o processo que envolve essa ferramenta, desde a estruturação, passando pela organização e a manipulação dos dados que alimentam o banco 

 

3- Arquitetura e desenvolvimento de sistemas 

 É esse profissional que irá idealizar os padrões nos quais um sistema está sendo estruturado, ou seja, é por meio desta área que toda a lógica dos sistemas será fundamentada. Além disso, é essa área que define quais serão os requisitos básicos para um sistema operar e qual será a linguagem de programação utilizada. 

 

4- Gestão de projetos de TI  

 Consiste em acompanhar e desenvolver projetos relacionados às áreas de tecnologia de uma empresa. Neste caso, essa é uma possibilidade de atuação dentro de Sistemas de Informação que demandará alguns anos de experiência em projetos individuais, pois o responsável pela gestão precisará ter conhecimentos sólidos sobre os processos que envolvem a idealização, o desenvolvimento, implementação e redesenho dos projetos implementados. 

 

 E ai, qual combina mais com você? 

No IMMES, você poderá cursar Sistemas de Informação, de forma presencial, com a mentoria de profissionais altamente qualificados, experientes e com um material de apoio de alto nível. Todos os nossos professores são mestres e doutores. Curso com excelente nota no MEC. Venha se preparar para o mercado de tecnologia, com IMMES.