4 áreas para você atuar em Sistema de Informações

As áreas relacionadas à tecnologia têm ganhado cada vez mais destaque e relevância no mercado de trabalho, não só brasileiro, mas também internacional. Por isso, cursos como Sistema de Informação são uma ótima escolha para quem se identifica com a área e quer estar bem colocado profissionalmente.

O profissional formado em sistema da informação vai atuar com dados, gerindo-os e organizando-os, seja através de banco de dados, criação softwares, sites ou até mesmo correção de bugs.

Porém, mesmo sabendo de como atua esse profissional, quem está pensando em escolher esse curso pode ter dúvidas sobre quais as áreas de atuação que poderá escolher. Por isso, selecionamos 4 possibilidades que você pode optar em seguir ao decidir cursar Sistemas de Informação:

1- Análise de sistemas

O principal foco da área de análise de sistema está relacionado a realização de processos de descoberta e análise para solucionar problemas relacionados a diferentes tipos de sistemas.

Nesta área você pode atuar de formas específicas como:

• Front-end: responsável pela parte de experiência do usuário dentro do sistema, criação páginas e desenho da jornada de uso de um sistema.

• Back-end: é este profissional que desenvolve toda a estrutura por trás de um sistema, cuida do armazenamento, gestão e organização dos dados e é o responsável por fazer o sistema rodar.

• Devops: é quem fica a cargo de realizar a integração entre a parte estrutural do sistemas desenvolvidos e as operações que a empresa utilizará. Esse profissional acompanha desde o desenvolvimento do sistema até o seu uso operacional dentro de uma empresa.

2- Gestão de banco de dados

Esta área de atuação é quase intuitiva de descrever pelo nome, o profissional que atuar com banco de dados será responsável de forma integral por todo o processo que envolve essa ferramenta, desde a estruturação, passando pela organização e a manipulação dos dados que alimentam o banco em que se está trabalhando.

3- Arquitetura e desenvolvimento de sistemas

É esse profissional que irá idealizar os padrões nos quais um sistema está sendo estruturado, ou seja, é por meio desta área que toda a lógica dos sistemas será fundamentada. Além disso, é essa área que define quais serão os requisitos básicos para um sistema operar e qual será a linguagem de programação utilizada.

4- Gestão de projetos de TI

Consiste em acompanhar e desenvolver projetos relacionados às áreas de tecnologia de uma empresa. Neste caso, essa é uma possibilidade de atuação dentro de Sistemas de Informação que demandará alguns anos de experiência em projetos individuais, pois o responsável pela gestão precisará ter bastante noção dos processos que envolvem a idealização, o desenvolvimento, implementação e redesenhos dos projetos implementados.