4 dicas para criar uma rotina de estudos

Seja para ir bem numa prova ou melhorar seu desempenho de uma maneira geral na faculdade ou se aprofundar em um assunto que gosta. Criar uma rotina de estudos é importante e pode ajudar em diversos aspectos, como: facilitar na memorização de fatos importantes nas matérias,  disciplina, organização, foco, concentração e até mesmo mais motivação, já que você perceberá ao longo do tempo os bons resultados por causa do seu esforço. 

Como criar uma rotina de estudos?

Independente de qual seja o seu objetivo, daremos 4 dicas importantes para que você consiga criar um método de estudo eficaz e o leve a diante. Com essas dicas, seus objetivos serão mais fáceis de atingir e, com certeza, você também aproveitará melhor o tempo. Confira! 

 

1) Observe sua rotina 

O primeiro passo para você criar um plano de estudos é avaliar como é a sua rotina: 

  • Se você ainda é estudante: se dedica aos estudos por conta própria ou está em algum cursinho: 
  • Você trabalha? 
  • Quais são suas principais atividades no dia? 

Ter em mente tudo o que você faz durante os dias, ajudará encontrar os melhores horários para encaixar a sua grade de estudos. A principal dica é criar um calendário semanal, incluindo todas suas obrigações. Pode ser um planner de mesa, um mural ou até mesmo uma agenda para você organizar esse cronograma e ter sempre por perto para consultas. 

 

2) Escolha um ambiente de estudos 

Ao escolher o seu local de estudos, além de tranquilo, ele precisa estar organizado e não ser um local que possui grandes distrações. Às vezes, não precisa nem ser o mesmo local sempre, mas que seja um local que esteja limpo, tranquilo, organizado, com todos os materiais necessários e ser bem arejado e iluminado para que você fique concentrado. 

 

3) Monte um cronograma com as disciplinas para estudar 

Liste todas as disciplinas que precisam ser estudadas para que você estruture seus estudos. No mesmo planejamento semanal, inclua todas as matérias que pretende estudar por dia. Tente intercalar as disciplinas em que você tem mais facilidade com aquelas que você precisa de um esforço maior. 

Uma dica também é intercalar os conteúdos que ajudam nos estudos. Se um dia você se dedicou à leitura, no outro você pode tentar fazer algum exercício ou até mesmo assistir a um vídeo que o ajude na complementação da matéria. 

Outro ponto importante: quando falamos de rotina, está incluso horários! Por isso, ao montar uma rotina de estudos, é ideal que você mantenha horários fixos para cada atividade, para que seu cérebro se acostume com essa realização. 

 

4) Cuide do seu corpo e da sua mente 

Se alimentar de forma correta, praticar exercícios e ter momentos de distração e pausa são essenciais para ter uma rotina de estudos eficaz. Pode não parecer, mas para um bom desempenho intelectual você precisa estar bem física e mentalmente.  

Durante as pausas, faça atividades físicas ou atividades de lazer, por exemplo, que ajudem a relaxar a mente e também auxiliam na liberação de hormônios que potencializam a sensação de bem-estar, deixando o corpo e mente tranquilos. 

 

Esperamos que essas dicas te deem uma ajudinha para cumprir seu cronogramas de estudo e que você alcance seus objetivos!