4 dicas para organizar sua rotina de estudos

Começar a estudar pode ser um desafio imenso sem estabelecer uma organização e uma rotina diária. Sem nos prepararmos diariamente, os estudos viram uma obrigação e um amontoado de papéis e textos para serem lidos.

Como a gente sabe que estabelecer uma rotina de estudos tem seus obstáculos, nós resolvemos ir a fundo e separar algumas dicas para você se organizar e conseguir atingir os seus objetivos por meio dos estudos sem sobrecarregar.

 

  • Crie um cronograma

Se você precisa estudar, é porque quer atingir um objetivo, seja passar num concurso, vestibular ou até mesmo em uma prova da escola. Por isso, é importante começar estabelecendo um cronograma.

 

Pense quantos dias você tem ao todo até a realização do seu objetivo. Divida os dias em temas ou assuntos que são importantes para você, monte uma planilha ou uma linha do tempo em seu caderno e vá selecionando cada tópico até a antevéspera da prova.

 

  • Faça revisões

Tire um momento para revisitar os temas que você já viu. A nossa mente precisa relembrar tópicos e assuntos para que aprendamos, por isso é importante revisar alguns temas que você possui maior dificuldade.

 

Você pode aproveitar e inserir alguns dias do seu cronograma só para rever esses temas que você ainda não está completamente seguro, sabe? Isso vai ajudar muito na hora da prova e vai te trazer o conforto emocional que precisa.

 

  • Faça pausas!

Tome cuidado para não se sobrecarregar! Às vezes na hora de fazer o cronograma parece que vamos dar conta de abraçar o mundo, mas na realidade não é assim. Então, procure deixar espaços no cronograma de descansos e intervalos para fazer outras coisas.

 

Além disso, é importante mesclar a rotina de estudos com momentos de atividades de lazer. Isso evita que você se cobre demais e faz com que aproveite os momentos de diversão para focar em coisas que você gosta e não dependam de um esforço mental tão grande.

 

  • Diversifique temas

Mesmo que você esteja focado em um assunto geral, dentro dele é possível buscar diversos temas distintos. Diversificar na hora do estudo faz com que você se mantenha focado por um tempo determinado e depois passe para outro.

Isso auxilia na organização, pois alternar temas em que possui maior dificuldade com aqueles assuntos que você domina mais, além de trazer mais segurança, vai agregar na sua motivação no momento dos estudos.