4 motivos para investir em um curso superior

Investir ou não em um curso superior? Essa é uma das grandes dúvidas que rodeiam as pessoas quando o assunto é educação e especialização no ensino superior. 

Para contextualizar, um dos grandes pontos que pesam na hora da decisão está ligado ao mercado de trabalho. A falta de qualificação profissional é uma questão alarmante. E que também se torna um grande problema quando as empresas estão buscando talentos. 

Segundo o Jornal Contábil, até 2030 podemos ter um déficit de 5 milhões de profissionais especializados, que tenham frequentado ensino superior (até mesmo pós-graduação) e que sejam capacitados para assumir cargos mais altos e de liderança. 

Além disso, separamos 4 motivos para você colocar na balança na hora da decisão sobre realizar um curso superior. Confira abaixo! 

 

Networking 

A faculdade pode ser um local que abrirá importantes portas para a sua carreira. Lá, você conviverá com pessoas diferentes, aumentando sua rede de contatos. Por estar em um ambiente educacional, você pode criar diálogos com outras pessoas, trocar conhecimento com grupos distintos e também conhecer pessoas importantes dentro do seu foco de estudo. 

 

Iniciar uma carreira 

Primordialmente para ter uma carreira sólida, a base precisa ser forte. Portanto é fundamental ter bons conhecimentos e um pouco de experiência. Ao optar por fazer um curso de graduação, além da formação acadêmica, você poderá ter excelentes oportunidades para se envolver em um cotidiano profissional. Por exemplo, iniciando um estágio. 

Para você entender melhor, a grade dos cursos de ensino superior é montada seguindo as exigências do MEC (Ministério da Educação). Além disso, a grade também procura acompanhar as tendências de mercado, com a preocupação de oferecer um ensino de acordo com as necessidades do mercado de trabalho atual. 

 

Conseguir melhores oportunidades 

O mercado de trabalho é altamente concorrido. Para você vencer a disputa por uma vaga de emprego, você precisa se destacar da concorrência. Por isso, investir em um curso superior faz com que seu currículo ganhe um peso, já que a formação educacional é mais do que relevante. 

Aliás, um curso superior pode ser o pontapé inicial para você começar a deixar seu currículo mais interessante. Pessoas que não possuem diplomas de graduação podem ter mais dificuldades para alcançarem o emprego e cargo dos sonhos, ainda mais quando é um pré-requisito obrigatório em muitas seleções. 

 

Garantir estabilidade financeira 

 A formação acadêmica influencia no salário profissional. Todavia, quem não possui um diploma de curso superior, além de encontrar dificuldade em achar bons empregos, também fica mais distante da estabilidade financeira, já que algumas oportunidades podem não ser tão atrativas financeiramente. 

Investir em um curso superior permite que o profissional tenha um reconhecimento no mercado e, consequentemente, consiga mais oportunidades de trabalho. Inclusive na prestação de serviço autônomo, ou até mesmo se tornando um empreendedor e abrindo o próprio negócio. 

Se esse texto te ajudou a ponderar sobre investir em um curso superior, acesse nosso site para saber mais detalhes dos cursos que oferecemos. Comece 2022 investindo no seu futuro e na sua carreira. Faça a sua matrícula!