Qual área do direito devo seguir?

Qual área do direito devo seguir?

Seguir a carreira de direito é um sonho muito comum  dos jovens brasileiros. Como explicamos anteriormente, o curso de Direito proporciona inúmeras possibilidades de atuação aos seus graduados no que se diz respeito à aplicação e cumprimento de leis.  Independente da escolha do profissional, seu objetivo é manter um relacionamento saudável entre os indivíduos e grupos dentro da sociedade.

Se você tem dúvidas sobre como seguir esta profissão, vamos mostrar abaixo as diversas possibilidades que o Direito pode oferecer. Confira:

Dentro da área da advocacia o profissional pode representar instituições ou pessoas físicas para defender seus interesses e direitos nas seguintes áreas a seguir.

 

Direito civil

O profissional atua representando interesses individuais e particulares em ações referentes à propriedade privada, questões familiares ou transações comerciais.O Direito Civil tem como objetivo regulamentar as relações privadas entre os cidadãos e a área engloba diversas especializações como: direito das pessoas, dos bens, dos fatos jurídicos, de família, das coisas, das obrigações e das sucessões.

 

Direito administrativo

A função consiste em aplicar a legislação que regulamenta órgãos e poderes públicos em sua relação com a sociedade. O direito administrativo é um segmento dentro do direito público que abrange princípios e regras que organizam a função administrativa e que engloba órgãos, agentes e atividades desempenhadas pela administração pública.

 

Direito ambiental

Este segmento abrange todas as questões referentes à legislação ambiental. O advogado pode atuar oferecendo consultoria à empresas para auxiliá-las sobre as atividades econômicas exercidas e orientar sobre como operar de acordo com as leis do meio ambiente.

 

Direito comercial

O profissional deste segmento tem o objetivo de intermediar as relações jurídicas no comércio. Ele tem o compromisso de aplicar as legislações federais, estaduais e municipais na abertura, funcionamento e encerramento de estabelecimentos comerciais. O advogado comercial busca estabelecer e manter a harmonia entre todos os envolvidos na organização como como funcionários, consumidores, concorrentes e meio ambiente. 

 

Direito do consumidor

Este ramo do direito trata sobre as relações jurídicas entre fornecedores de bens e serviços e seus consumidores. O profissional nesta área tem o objetivo de  aplicar as normas que concedem aos cidadãos direitos perante seus fornecedores.

 

Direito contratual

O advogado representa pessoas físicas ou jurídicas na elaboração de contratos de compra e venda de bens ou serviços.

 

Direito de propriedade intelectual

Atua na defesa dos direitos de autores sobre sua obra e auxilia na proteção de roubos ou falsificações.

 

Direito digital

Este segmento do direito define regras e parâmetros para que as interações que ocorrem na Internet sejam harmoniosas. O profissional deve analisar as questões jurídicas ligadas ao uso da informática e às relações entre usuários, agentes e fornecedores, como provedores de internet, empresas de softwares, bancos e lojas virtuais.

 

Direito penal ou criminal

O profissional atua na preparação e apresentação de defesa ou acusação em ações referentes a contravenções ou crimes contra pessoas físicas ou jurídicas.

 

Direito trabalhista e previdenciário

Neste segmento o advogado atua na representação de pessoas físicas ou empresas em disputas entre empregado e empregador, questões sindicais ou de previdência social.

 

Direito tributário

É responsável por zelar pelos princípios e normas relacionados à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores.

 

 

Além da advocacia, o bacharel em direito pode optar pela carreira jurídica que atua em órgãos públicos (da esfera municipal, estadual ou federal) fazendo a intermediação de ações e processos. Dentro desta esfera existem quatro áreas: 

 

Advocacia pública

Os advogados públicos garantem a execução das políticas públicas, ou seja, as ações do Estado para o bem coletivo. Este ramo de atuação se dá pela defesa judicial e pelo assessoramento aos órgãos e entidades do Poder Executivo.

 

Delegacia de polícia

Nesta área o profissional trabalha com a elaboração de inquéritos policiais, investigações e emissão de documentos públicos.

 

Magistratura

O juiz federal julga causas de interesse público que envolvam tributos federais e previdência social. Já o juiz da Justiça comum atua intermediando conflitos entre pessoas físicas, jurídicas e o poder público, mas que não dizem respeito à União, como questões familiares ou de tributos..

 

Ministério público

Este órgão atua na defesa dos interesses da sociedade, promove ações penais, apura responsabilidades e fiscalizar o cumprimento das leis. O promotor de Justiça representa os interesses dos portadores de deficiência e dos ausentes. Defende os direitos da criança, do adolescente e da família e também atua em causas sociais como defesa do ambiente e do patrimônio cultural e histórico. Como procurador da Justiça, o bacharel exerce essas mesmas funções, só que em tribunais de justiça.