A carreira do futuro: Sistemas de Informação 

Um fato é: profissões ligadas aos Sistemas de Informação estão em alta. Graças às soluções tecnológicas que, hoje em dia temos contato, a atuação desses profissionais tornou-se essencial na nossa vida – e também para a sobrevivência das empresas. 

 Com uma demanda de trabalho cada vez maior, o mercado busca por profissionais que sejam capacitados para lidar com a tecnologia e aplicá-la no uso cotidiano. 

 Por isso, hoje vamos mostrar para você as vantagens de investir nessa carreira. Continue a leitura! 

 Por que investir em Sistemas de Informação? 

 Investir nessa carreira quer dizer que você terá acesso a disciplinas que te ajudarão a obter as competências que o mercado espera desse profissional. Muito além do domínio de linguagens de programação e códigos, a pessoa que entrar na carreira de Sistemas de Informação precisa ter postura para encarar diversos desafios e oportunidades.  

 Trabalhar sob pressão, conseguir desenvolver soluções em um curto período de tempo, identificar oportunidades em ambientes inexplorados e desenvoltura para atendimento sobre as demandas de clientes são algumas das rotinas. Além disso, esse profissional também terá que conseguir criar uma boa comunicação com o público leigo, para ajudar no aprendizado de uso de plataformas e dar o suporte necessário. 

Não espere para ingressar na área 

 Por conta da demanda de mercado, as perspectivas para um analista de Sistemas de Informação são promissoras. Se você gosta da área de tecnologia; tem facilidade para pensar de maneira estratégica ao resolver problemas; quer que o seu talento seja usado de maneira produtiva para a sociedade ou por empresas; pretende ter boas oportunidades após a sua formação, essa é a carreira certa para você. 

 A carreira de Sistema de Informação pode ser inserida em diversos contextos, como: 

  • Programação 
  • Gestão 
  • Segurança da Informação 
  • Administração de banco de dados 
  • Desenvolvimento do software 
  • Soluções Big Data 
  • Business intelligence 
  • Manutenção de softwares e hardwares 
  • Especialista em Cloud Computing 
  • Especialista em e-commerce 
  • Suporte técnico 

 Graças à tecnologia, que está em constante evolução, as empresas estão em busca de profissionais que se adaptem e sejam qualificados para as demandas. Por isso, pode-se dizer que é a profissão de Sistemas de Informação estará cada vez mais presente no futuro. 

 Qual é o perfil do profissional de Sistemas de Informação? 

 Com esse cenário tão favorável para pessoas da carreira de tecnologia, é importante atentar-se para as características do perfil de um profissional graduado no curso de Sistemas de Informação. São elas que o diferenciam na busca por um emprego. Confira: 

Liderança e trabalho em equipe 

Ter um perfil de liderança poderá ajudá-lo a subir ou conseguir cargos de gestor, para liderar uma equipe. Além disso, é preciso que o profissional aceite ideias, escute opiniões diferentes e tome decisões sábias para que o time trabalhe em um ritmo saudável e também consiga realizar as entregas com maestria. 

 Gostar de tecnologia 

Óbvio? Mas não tanto. Quem ingressa na área da tecnologia não deve somente gostar, mas também compreendê-la e dominar temas ligados a sua área de atuação. Por isso, não basta apenas gostar, precisa sempre estar antenado às novidades. 

 Atualização constante 

Como dito no tópico anterior, é preciso manter os conhecimentos sempre atualizados. Com a constante evolução da tecnologia, os profissionais que estão sempre em atualização, são os mais requisitados. Por isso, investir em especializações é essencial. 

 Comunicação 

Ter a habilidade de manter um diálogo sem ruídos será o caminho para orientar equipes de desenvolvedores e programadores. Além disso, é preciso saber compreender com clareza a demanda dos clientes. 

 Organização 

 Por ter acesso a todos os projetos  e gerenciamento de recursos, esse profissional precisa manter a organização. Já que, a sistematização e o gerenciamento de dados precisam de uma ótima organização, para o desenvolvimento de atividades diárias. 

 Invista no seu futuro, com o IMMES! 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a carreira de Sistemas de Informação? Te convidamos para acessar o nosso conteúdo sobre o curso. Venha para o IMMES! Se você ficar com alguma dúvida ou quiser mais detalhes do nosso vestibular, entre em contato conosco.