Administração: O que você vai estudar no curso?

O curso de administração é um dos mais ofertados no Brasil. Ele possui uma mescla de disciplinas da área de humanas e disciplina de exatas. Além disso, a administração é uma das áreas que mais geram empregos no Brasil, por isso, sua busca está sempre em alta.

Durante o curso, o aluno aprenderá a gerenciar organizações, entenderá mais sobre o processo de lançamento de novos produtos no mercado, terá conhecimento de como organizar a produção de uma fábrica e como liderar equipes.

Por isso, para ser um profissional capacitado e que precisa atuar em áreas diversas, a graduação precisa ser diversificada

Confira a seguir, como é o curso de Administração.

Como é o curso de Administração?

O curso de Administração possui habilitação do tipo Bacharelado, o que significa que formará um profissional com um conhecimento mais geral.

Ao longo do curso, o estudante desenvolverá o conhecimento em algumas áreas, como: gestão estratégica, recursos humanos, finanças, produção, marketing e comercial.

E o que se estuda em administração?

Para todos os cursos de graduação, o MEC (Ministério da Educação), estabelece diretrizes curriculares. São as regras estabelecidas que guiam qual tipo de profissional será formado e o que as universidades precisam levar em conta para a criação do currículo do curso. Com isso, no caso do curso de Administração, as disciplinas são divididas em quatro campos:

1) Formação Básica

São as primeiras disciplinas, oferecidas nos anos iniciais. As matérias são:

• Antropologia
  • Contabilidade
  • Direito
  • Economia
  • Estatística
  • Ética
  • Filosofia
  • Matemática
  • Política
  • Psicologia
  • Sociologia

2) Formação profissional específica

Esse pilar tem a finalidade de desenvolver habilidades e competências exclusivas da área de administração, capacitando os alunos para exercer as atividades de modo eficaz e eficiente. As matérias específicas estão:

• Finanças e Orçamentos
  • Materiais, Produção e Logística
  • Mercado e Marketing
  • Planejamento Estratégico
  • Recursos Humanos
  • Responsabilidade Social e Terceiro Setor
  • Serviços
  • Sistemas de Informações
  • Teoria da Administração e das Organizações

3) Formação profissional aplicada

O pilar de formação profissional aplicada visa a maior capacitação dos alunos do curso. Emprega conhecimentos técnicos e específicos da área com conhecimento de outros domínios adjacentes à Administração. São eles:

• Contabilidade e Análise de Custos
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Métodos Quantitativos e Qualitativos
  • Modelos Matemáticos e estatísticos
  • Pesquisa de Mercado
  • Tecnologia e Inovação
  • Teoria dos Jogos

4) Formação complementar

Como grande maioria dos cursos de graduação, uma parte da carga horária do curso de Administração é destinada para disciplinas optativas, as quais ajudam o aluno a direcionar a sua formação. Seu principal objetivo é enriquecer o perfil profissional, com matérias de diferentes áreas, como:

• Administração de Cooperativas
  • Administração Pública
  • Antropologia Organizacional
  • Educação Corporativa
  • Empreendedorismo
  • Gestão de Comércio Exterior
  • Gestão e Sustentabilidade
  • Gestão Pública
  • Língua Brasileira de Sinais
  • Organização de Serviços de Saúde

Além disso, durante a graduação o aluno terá que fazer o estágio supervisionado obrigatório e também elaborar e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para se formar.

Quer estudar administração?

Após conhecer um pouco mais sobre a grade curricular geral do Curso de Administração, a gente te convida para conhecer o curso oferecido pelo IMMES!

Acesse nosso site e confira todas as informações. Caso fique com alguma dúvida, estamos à disposição para ajudar. Só nos chamar pelo Whatsapp!

E não se esqueça: estamos com as inscrições abertas para o vestibular 2022! Você pode fazer o seu agendamento para o vestibular do IMMES online, uma maneira mais simples e rápida de se inscrever.