Comunicado – Retorno das Aulas Presenciais

Comunicado IMMES 20 de outubro de 2020 (1)

COMUNICADO PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA
20 DE OUTUBRO DE 2020

Prezados(as) alunos(as), professores(as) e colaboradores(as),

Após sete meses de isolamento social, comunicamos que a partir de segunda-feira, dia 26 de outubro de 2020, o Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior – IMMES irá retomar as aulas presenciais do primeiro ano do curso de Administração, seguindo todos os parâmetros determinados pelo Plano São Paulo de retomada das atividades educacionais em nosso Estado.

A Coordenação Acadêmica fez contato direto com todos os alunos dessa turma que haviam manifestado interesse em retornar as atividades presenciais na pesquisa aplicada em setembro. Então, os que ainda manifestaram interesse em retornar já foram autorizados a estar presentes no IMMES a partir de segunda-feira 26 de outubro. Os outros alunos dessa turma que em um primeiro momento não estavam seguros em retornar, mas que mudaram de opinião também poderão retornar, desde que se comuniquem a Coordenação Acadêmica com antecedência para nos prepararmos adequadamente.

As aulas presenciais do primeiro ano do curso de Administração ocorrerão com o máximo de 7 alunos presentes por noite, respeitando assim os 35% de alunos da turma presentes conforme o Plano São Paulo. Os demais alunos irão continuar acompanhando as aulas de forma remota ao vivo, sem nenhum prejuízo para as suas atividades pedagógicas. Instalamos câmeras nas salas de aula que enviam a imagem ao vivo do professor para o Google Meet e também preparamos um sistema de microfone sem fio e caixa de som que permite a comunicação do professor tanto com os alunos presentes quanto com os alunos que estão em casa.

Aos alunos dos demais períodos dos cursos, comunicamos que estamos preparados para oferecer as aulas presenciais de forma segura e planejada, com a adoção de todas as medidas sanitárias, de higiene e distanciamento indicadas para a prevenção do contagio do coronavírus. Assim, havendo interesse de mais alunos em retornar ao regime presencial, solicitamos que façam contato com a Coordenação Acadêmica para que possamos desenvolver a retomada gradual das atividades das outras turmas.

Lembramos que o retorno as aulas presenciais não são obrigatórias. As aulas remotas ao vivo continuarão sendo oferecidas até o final do semestre, mesmo que eventuais turmas de aulas presenciais sejam formadas.

Nossas instalações estão preparadas para o retorno, seguindo o Protocolo de Higiene, Saúde e Biosegurança do IMMES em anexo. As regras contidas nesse protocolo serão cumpridas na íntegra. Entre as ações tomadas, temos: frascos de álcool gel por toda a faculdade, novos bebedouros foram instalados, equipamentos de proteção individual foram distribuídos à professores e funcionários, medição de temperatura na entrada, distanciamento obrigatório de 1,5 metros, distanciamento obrigatório entre as carteiras em sala de aula, uso obrigatório de máscaras, entre outras medidas detalhadas no protocolo.

Estamos muito felizes em poder recebê-los presencialmente no IMMES e desejamos à toda a comunidade acadêmica um bom retorno as aulas, com muita saúde e perseverança.

Atenciosamente,

Prof. Paulo Rodrigo Alves Bernardo