Conheça técnicas de concentração para aprimorar seus estudos

Para colocar as matérias em dia, é preciso concentração nos estudos. Porém, nem sempre é possível estar 100% focado. Muitas vezes, o cérebro pode nos boicotar: um jogo virtual pode ser muito mais atrativo do que ler páginas e páginas daquele livro de estudos para a próxima prova. 

 Se você também sofre desse impasse, existem algumas dicas de treinamento de concentração, organização e exercícios para que esses pontos de distração não se tornem um estorvo. 

 Por isso, você pode melhorar seu foco. E para te ajudar, abaixo separamos algumas dicas e técnicas de concentração fáceis, comprovadas pela neurociência. Com esses passos, você garantirá um estudo concentrado, poupará tempo e poderá ter resultados satisfatórios.  

 

O espaço importa 

Estar em um local apropriado, como uma bancada com os materiais necessários, evita deslocamentos que podem te fazer esbarrar em alguma distração. 

 Tente evitar também ficar na cama, chão ou no sofá. Esses lugares podem fazer com que você se acomode e esqueça das prioridades. Ter por perto um lanche e garrafa com água irá lhe poupar de ir até a cozinha. Ou seja, deixe tudo o que é essencial por perto para não ter desculpas para parar de estudar. 

 Preste atenção também na sua postura. É um pequeno detalhe que pode atrapalhar todo seu rendimento. Mantenha a coluna ereta e os pés no chão. 

 

Tenha o hábito de escrever 

Como tudo é facilitado hoje pela tecnologia, nós ficamos totalmente adaptados aos teclados dos computadores. Entretanto, escrever à mão pode ajudar a criar uma linha de raciocínio e a nossa atenção é bem maior, se comparado a quando estamos apenas digitando. 

 

Ler é importante 

Estudar lendo é importante, porém, mais do que isso, fazer anotações daquilo que está estudando é fundamental para gravar o aprendizado. Faça esquemas, gráficos, resumos, bullet points etc. Isso irá ajudar a assimilar melhor o conteúdo e memorizá-lo por mais tempo na mente. 

 

Afaste-se das distrações 

E isso significa: não ligar TV, deixar o celular em modo silencioso ou desligado e afastar tudo aquilo que pode fazer com que você perca o foco dos seus estudos. Se você estiver assistindo alguma aula pelo celular, desative as notificações para se concentrar no que está sendo ensinado. 

 Se você está estudando em casa, tente chegar a um acordo com as pessoas com quem você convive. Busque sincronizar seus horários de estudos e intervalos para que não haja interrupções. 

 

Sua alimentação também interfere na concentração 

 Para ter um bom rendimento nos estudos, uma alimentação saudável faz toda a diferença. Alimentos gordurosos precisam que seu corpo gaste muita energia na digestão e isso pode te deixar com sono, o que é prejudicial para sua concentração. 

Se alimentar regularmente, a cada 3 horas, por exemplo, é extremamente positivo. Porém, é preciso evitar doces, salgadinhos, balas ou refrigerantes. E aquela máxima que todo mundo já sabe, mas que é importante reforçar: beba muita água. Se manter hidratado ajuda no bom funcionamento do organismo como um todo, incluindo o cérebro e a manutenção da atenção. 

 

Seu corpo precisa de atenção 

 Certifique-se que você está bem fisicamente. É fundamental tentar dormir cerca de 8 horas por noite. Estudar com fome ou sono não será proveitoso, pois é preciso estar com energia para ter um bom rendimento. Ser adepto a atividades físicas regulares também pode ajudar nesse processo. 

 

Crie uma rotina 

Sempre que nos adaptamos a uma nova rotina, as pequenas tarefas do dia a dia se tornam melhores para serem executadas. E isso também se aplica aos estudos. Crie um pequeno “ritual” antes de começar a estudar: encha sua garrafinha de água, leve para a mesa, organize os materiais de estudo do dia, faça uma lista com as prioridades.  

 Estabeleça sempre um cronograma que alterne as atividades e tarefas por grau de dificuldade ou o tipo de execução. Essa variação também te ajudará na motivação e espantará o tédio para bem longe de você! 

Seguindo esses pequenos passos no seu dia a dia, manter a concentração e o foco nos estudos, com certeza, será mais fácil. Além de aumentar sua produtividade, você terá um rendimento maior, um melhor aprendizado e, consequentemente, resultados mais do que satisfatórios.