Dicas para obter um bom resultado no Exame da OAB

Prestar o Exame de Ordem, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), é um dos momentos mais desafiadores na carreira dos formandos de Direito. O alto nível de rendimento cobrado na prova assusta boa parte dos estudantes.  

 Se você está entre os semestres finais do curso, não se apavore. Separamos algumas dicas para que possa se preparar e obter um ótimo desempenho. 

 A primeira fase do Exame de Ordem aborda o conteúdo de 17 matérias relacionadas aos diversos segmentos do Direito. É um grande desafio acertar a maioria das 80 questões objetivas, porém não é uma tarefa impossível. Mas como ir bem na prova? Veja algumas dicas a seguir. 

 Faça um planejamento de estudos 

 É muito importante estudar todas as matérias relacionadas e, para ter certeza que nada ficará para trás, tenha um planejamento, ele será essencial para ajudar nesta jornada.  Organize os seus horários, separe as matérias que têm dificuldade para se dedicar por mais tempo. Além disso, reserve um período para a realização de exercícios. Deixar para estudar na última hora ou focar em apenas uma parte do conteúdo são escolhas que, certamente, deixarão a sua vida mais difícil. 

 Teste seus conhecimentos com exercícios e simulados 

 Além de estudar com o apoio de livros e apostilas, é essencial colocar o conhecimento em prática. Resolver simulados é uma ótima ferramenta para testar seu aprendizado e descobrir quais seus pontos fortes e fracos. A prática é um ótimo método de fixação de conteúdo e permite que você se acostume com o estilo das questões e particularidades das matérias. 

 

Conheça a prova  

Se você vai fazer o Exame de Ordem pela primeira vez, é muito importante analisar o edital da prova e todos os detalhes com atenção. Além disso, consulte as provas mais recentes e ganhe familiaridade com o modelo do exame.  

 

 Durante a prova, comece pelas questões mais fáceis 

 Para ter um melhor aproveitamento, não é indicado que se perca muito tempo tentando resolver as questões difíceis. Para administrar melhor o tempo, o ideal é começar a resolver as questões mais simples e, só depois, partir para as complexas.  

 

Atenção com as generalizações 

 No universo do Direito, as generalizações são muito perigosas. Geralmente as expressões “sempre”, “todos”, “nunca” e “jamais” fazem parte de alguma alternativa incorreta. Preste atenção no enunciado para não cair em pegadinhas.  

 

Se atualize sobre legislação e jurisprudência 

 O Exame da OAB exige que os candidatos estejam atualizados sobre a legislação em vigor. Por isso, o indicado é estudar as súmulas vinculantes dos Tribunais Superiores, principalmente do Supremo Tribunal Federal (STF) e as do Superior Tribunal de Justiça (STJ).  

 

 Não perca a segunda etapa da prova 

 Após conseguir a aprovação na primeira fase do Exame da OAB, não se esqueça da segunda fase! É necessário manter o ritmo de estudos para a próxima etapa.  

 Para a prova discursiva, você será cobrado apenas quanto a disciplina de sua escolha. Mas, ainda assim, é preciso estudar bastante. Então, pratique a peça processual e domine o conteúdo para garantir sua aprovação. 

 A aprovação no Exame de Ordem, ou Exame da OAB, é fundamental para que o profissional possa exercer a advocacia e outras atividades ligadas ao Direito. Por isso, é fundamental que você escolha um curso que te dê uma base forte para que consiga vencer esse desafio.  

Venha para o IMMES, uma faculdade com nota 4 no MEC, alto índice de aprovação no Exame de Ordem, corpo docente formado por mestres e doutores. Toda a excelência que você precisa, ao seu alcance, em Matão (SP).