Leituras essenciais para quem estuda administração

Durante a graduação, os estudantes de administração tem contato com vários conceitos e técnicas, principalmente sobre o funcionamento de cada área de uma empresa. Porém, por serem conteúdos mais abrangentes, é necessário que o aluno se aprofunde nos principais assuntos por meio de leituras complementares, pesquisas e palestras. 

 Por isso, separamos uma lista com alguns livros que são essenciais para futuros administradores. 

 

A Riqueza das Nações – Adam Smith 

Esse livro fala sobre questões importantes e polêmicas como divisão de trabalho, distribuição de renda e acumulação de capital para explicar um pouco sobre a ciência econômica.  

 É uma ótima indicação para quem quer um conhecimento central e deseja atuar no mercado de trabalho atual. Smith foi um economista e filósofo britânico e se tornou forte referência na corrente do liberalismo econômico 

 

Inteligência Emocional – Daniel Goleman e Marcos Santarrita 

 Hoje em dia, no mundo corporativo, o termo “inteligência emocional” está em alta. E você provavelmente já deve ter ouvido. 

Esse é um dos livros mais lidos de todos os tempos quando o assunto é desenvolvimento pessoal. Isso porque Daniel Goleman é psicólogo e nos mostrou uma nova vertente para lidar com o tema.  

 No livro, ele aborda aspectos da psicologia e da neurociência para explicar o funcionamento das suas duas mentes – a emocional e a racional – e como elas impactam a nossa vida. Por meio de situações cotidianas, é demonstrado como o sucesso e o fracasso estão ligados ao funcionamento da nossa mente e como eles podem ser trabalhados. 

 Ao dominar esses conceitos e desenvolver o controle emocional, o ser humano é capaz de lidar melhor com diferentes situações, principalmente aquelas que estão ligadas ao universo profissional e ao meio corporativo. 

O foco – Daniel Goleman 

 Depois de falarmos um pouco sobre Inteligência Emocional, agora é importante falarmos de Foco. Do mesmo autor do livro anteriormente citado, ele mostra como ter foco é importante para alcançar a prosperidade e que ele é uma habilidade que pode ser desenvolvida e fortalecida. Segundo o autor, é a característica que vai distinguir um profissional bem sucedido de um mediano. 

Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie 

 Esse é um dos livros de administração mais lidos do mundo inteiro. Ele já chegou a vender mais de  milhões de exemplares. Esse livro é considerado um manual de convivência, trazendo dicas e exemplos interessantes sobre como se relacionar com pessoas de forma consciente.  

 Para um líder, ter a capacidade de influenciar colegas de trabalho é fundamental. Por isso, durante a leitura, é possível perceber como ter mais senso de humanidade para administrar melhor os compromissos pessoais e profissionais. 

 

O Ócio Criativo – Domenico de Masi 

Nesta obra, o autor propõe uma alternativa para os sistema centrado no trabalho e competitividade com foco em uma distribuição de renda igualitária, com mais tempo livre e foco na criatividade pessoal. Além disso, o autor aborda sobre os conceitos de globalização e desemprego. 

 

Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos e boa leitura!