O que estudar para o vestibular?

Para muitos estudantes, ingressar em uma universidade, formar-se e conquistar uma oportunidade de trabalho é um sonho a ser realizado. Porém, para que isso aconteça, é preciso estar preparado para passar por uma das etapas mais difíceis desse processo: o vestibular e o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

Durante essa etapa, surgem muitas questões como: o que realmente cai no vestibular? Como devo começar a estudar? Como serão as provas? Quais são as principais matérias?

Um dos pontos principais para quem está nessa fase é a organização. É muito importante manter uma rotina organizada e saber priorizar os conteúdos e temas exigidos em cada etapa.

Por isso, para você começar a se organizar e se preparar para o vestibular, confira nosso resumo das matérias que são exigidas nas provas e algumas dicas para montar um bom cronograma de estudos. Confira!

Quais as matérias que caem no vestibular?

As matérias que são exigidas no vestibular das provas mais tradicionais  costumam se dividir entre: Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia, Sociologia), Linguagens (Português e Língua Estrangeira), Matemática e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). A redação é, também, uma parte importante desse processo e, por isso, é preciso estar inclusa no seu cronograma de estudos.

Português

Os conteúdos que podem ser cobrados nesta área estão relacionados à sintaxe, morfologia, interpretação textual, análise sintática e análise do discurso, escolas e movimentos literários, literatura contemporânea, léxico e figuras de linguagem.

Língua Estrangeira

A língua estrangeira é, hoje em dia, vista como um dos principais diferenciais no plano de carreira profissional. Por isso, algumas instituições de ensino inserem nos processos de seleção questões sobre a língua inglesa ou espanhola. Por isso, é importante estudar sobre interpretação de texto, vocabulário, linking words e anomalous verbs.

Matemática

É uma das matérias que exigem estudos aprofundados. Por isso, além do conhecimento da realização de cálculos e equações, muitas instituições buscam que o aluno aplique a capacidade de entender os conceitos na prática. Por isso, grande parte das questões são contextualizadas dentro de situações cotidianas. É importante estudar: estatística e probabilidade, geometria plana, geometria analítica, grandezas proporcionais, funções, trigonometria e matrizes.

Geografia

É o estudo que compreende o espaço e suas modificações, relacionadas à dinâmica das relações humanas. Portanto, é a área que analisa a relação entre a sociedade e a natureza. Por isso, os conteúdos que são importantes estudar são: clima e vegetação, cartografia, urbanização, agropecuária, questões ambientais e geopolítica e atualidades.

História

É uma das matérias mais complexas que caem no vestibular, pois exigem atenção aos contextos, capacidade de interpretar fatos e detalhes, além de ter um extenso conteúdo para análise. Os conteúdos que devem ser estudados: mundo contemporâneo, problemas sociais, idade média, revoluções burguesas e revolução industrial, civilizações antigas, antiguidade clássica e história do Brasil.

Biologia

A matéria Biologia é atrativa, principalmente, para quem pretende ingressar na graduação relacionada à área da saúde, é o estudo que envolve o conhecimento sobre os seres vivos e sistemas do corpo humano. Os tópicos importantes para o cronograma de estudo são: ecologia, genética, reinos, evolução, citologia e fisiologia animal e humana.

Física

Física é uma das matérias que está relacionada diretamente à matemática, por isso, vai precisar de uma atenção redobrada do aluno em relação a cálculos. Dentre os temas, é importante estudar: mecânica, gravitação, eletricidade, termologia, óptica e ondulatória.

Química

A área estuda o conceito de matéria, assim como suas propriedades e alterações. Por isso, os conteúdos que são cobrados nas provas estão relacionados à análise de tudo o que ocupa lugar no espaço e possui massa.

Dentre os conteúdos, pode incluir no cronograma de estudos: atomística, físico-química, química orgânica, bioquímica e termoquímica.

Atualidades

Além de estar preparado para as disciplinas “tradicionais”, é importante estar antenado às atualidades. Isso porque, é entendido que além de toda a compreensão teórica, o estudante precisa estar ligado no contexto social que está inserido e também saber dialogar para interpretar essa realidade, por meio das óticas de aprendizagem. Por isso, é importante manter um hábito de leitura de jornais e periódicos.

Redação

É uma das principais partes do vestibular, já que a redação costuma exigir dos seus candidatos uma capacidade analítica e argumentativa  sobre o tema proposto, além de uma boa compreensão da língua portuguesa e suas normas.

Por isso, para mandar bem na redação, é preciso ir além do domínio da escrita, é preciso estar atualizado sobre os temas comentados em todo mundo e ter uma visão analítica e crítica sobre eles, e organizar as ideias de uma maneira conexa. Por isso, o treino é essencial para uma redação bem escrita.

Conheça o vestibular do IMMES!

Agora que você já sabe quais os principais tópicos de estudo, já pode realizar o processo sem dúvidas!

Você pode fazer o seu agendamento para o vestibular do IMMES online, uma maneira mais simples e rápida de se inscrever.