O que você precisa saber sobre o curso de administração?

Ter uma carreira cheia de possibilidades e que proporciona gerir uma empresa de forma eficiente é um dos motivos que atraem estudantes para o curso de Administração. E apesar de ser um curso tradicional, muitos jovens ainda possuem dúvidas sobre optar pela carreira de administrador, por isso, a seguir vamos explicar as principais dúvidas sobre o curso.

Segundo dados do Ministério da Educação, o curso de Administração é um dos cursos com maior procura em todo o país, perdendo apenas para Medicina e Direito. São quase dois mil alunos que ingressam no curso todos os anos.

Afinal, o que faz um administrador?

A maior dúvida dos estudantes que estão pesquisando sobre suas futuras carreiras é entender o que, de fato, é a atuação do seu curso. Em Administração, a graduação tem o objetivo de preparar o profissional para gerenciar os fluxos de trabalho que envolvem uma organização.

Com os conceitos apresentados na faculdade, o futuro administrador consegue analisar e promover mudanças nas práticas organizacionais. Este profissional poderá desempenhar atividades como planejar, organizar, liderar e controlar processos dentro das empresas.

Todo o conhecimento teórico apresentado no curso vai preparar o administrador para ter um olhar multidisciplinar dentro da organização. E assim, será capaz de melhorar a gestão da empresa tanto em relação aos processos de trabalho quanto à formação de equipes.

Qual o objetivo do curso de administração?

No IMMES, o objetivo deste curso é formar profissionais qualificados e engajados com a melhoria contínua e o desenvolvimento da sociedade. Além disso, a grade curricular permite a capacitação do aluno para tomada de decisão e espírito crítico, características imprescindíveis para o gerenciamento de empresas.

A graduação em administração desenvolve no aluno a capacidade de cuidar de uma organização como um todo:  desde sua criação, planejamento, estruturação e acompanhamento de atividades. O profissional de administração tem uma função muito importante dentro de uma empresa e tem papel fundamental para que toda rotina de trabalho funcione de maneira eficiente e inteligente. Por isso, a demanda por estes profissionais no mercado sempre se mantém em alta.

O administrador é o responsável na organização por criar e gerenciar as ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Seu papel é fundamental na empresa, independente da sua área de atuação, e por isso, deve sempre estar atualizado sobre as tendências de consumo do mercado, legislações da área da empresa e se atualizar sobre o cenário econômico do país e do mundo.

Grade curricular

Para compreender de forma abrangente todos os processos que ocorrem nas esferas da ciência administrativa é necessário estudar diversos campos das ciências humanas.  Durante o curso de administração o aluno terá contato com áreas de conhecimento como Economia, Direito, Matemática, Estatística, Contabilidade, Filosofia, Psicologia e Sociologia, por exemplo.

Durante os quatro anos de curso, a grade curricular vai apresentar ao ingressante as diversas teorias da administração, conhecimento sobre o mercado, sistemas de produção, noções de finanças e orçamento, recursos materiais e humanos, além de sistemas de informação.

Este curso de graduação forma profissionais empreendedores com ampla capacidade de atuação no mercado com organização, criatividade e flexibilidade. Após o contato com todas as disciplinas, o futuro profissional estará apto para aplicar todo seu conhecimento teórico para otimizar a rotina da prática administrativa, seja em organizações privadas, públicas ou não-governamentais.

Atuação de mercado

Por ser uma profissão muito dinâmica e versátil, o administrador pode atuar em empresas de todos os segmentos de mercado. O profissional poderá optar por trabalhar em áreas de gestão, finanças, logística, operações, estratégias, vendas, além de poder atuar em segmentos como marketing ou recursos humanos.

A carreira de administração oferece inúmeras possibilidades para o profissional, e permite que ele se adapte facilmente às demandas atuais do mercado e encontre oportunidades em empresas de qualquer tamanho e atuação.

O administrador pode ocupar cargos desde o nível de assistente ou analista até posições de gestão, coordenação, direção e até mesmo presidência das empresas. Por ter uma visão macro e estratégica da organização, o profissional pode contribuir em diversos departamentos da empresa e se tornar um colaborador essencial para o negócio, pois ele pode atuar traçando metas, com auditorias, análise de resultados e na criação de políticas internas.

Porquê fazer Administração no IMMES?

O Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior oferece um ensino de qualidade para os estudantes da região que tem o interesse de ingressar em um curso de graduação com reconhecimento do MEC.

O Instituto conta com professores qualificados, cursos certificados pelo Ministério da Educação e oferece toda a praticidade para os alunos que buscam uma graduação de excelência na cidade.  O IMMES tem como missão formar profissionais éticos, empreendedores, e que também promovam mudanças e sustentabilidade, disseminando o conhecimento em um ambiente dinâmico de ensino, pesquisa e extensão.

Garanta um futuro brilhante para a sua carreira. Venha para o IMMES.