Passo a passo para entender mais sobre a carreira de advogado

Você tem interesse em cursar Direito e quer entender mais como é a rotina de trabalho de um advogado? Se sua resposta foi sim, é importante entender que o profissional formado em Direito pode seguir a carreira jurídica ou a carreira em advocacia.

O advogado é responsável por cuidar de aplicações de normas jurídicas de um país além de organizar e zelar as relações entre pessoas e grupos na sociedade. Quer saber mais sobre a profissão? Continue lendo o texto!

O que é ser Advogado e seu mercado de trabalho?

Uma das principais atividades de um advogado é defender os interesses de seus clientes com base nas leis vigentes do seu país. Ele pode ser o representante legal de uma pessoa física ou jurídica – como empresas ou organizações. Seu trabalho começa desde a primeira conversa com o cliente, para entender o cenário de sua situação e a explicação pela busca do profissional.

Por isso, é importante ter em mente que é uma área que está em constante crescimento, já que a necessidade de aplicação de leis e normas para garantir a ordem é constante. Além disso, esses profissionais podem atuar em setores públicos, escritórios de advocacia, empresas privadas ou, então, montar seu próprio negócio. Também há a possibilidade da atuação na carreira acadêmica, para ministrar aulas em cursos técnicos e faculdades.

E a OAB?

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é a instituição que representa os advogados na classe profissional. Foi criada em 1930, substituindo o IAB (Instituto de Advogados Brasileiros), após a revolução de 1930 e suas transformações. Após Getúlio Vargas assumir o poder devido ao movimento armado, um de seus primeiros atos foi instituir o decreto que criava  a OAB. Desde então, sua principal função é fiscalizar, defender e representar a classe dos advogados.

É por ela que se fiscaliza e orienta o exercício da advocacia, além de conter práticas errôneas que podem infligir o Código de Ética. A OAB é a responsável pelo Exame de Ordem, que autoriza bacharéis em Direito a exercerem a atividade de advogado se aprovados na prova.

A prova é composta por duas partes: a primeira com 80 questões de múltipla escolha e outra prático-profissional, que compreende uma redação e questões sobre situações-problema.

Além disso, a OAB também é responsável pela função da defesa da Constituição, dos direitos humanos, do Estado de Direito e da Justiça Social.

Qual o perfil de um profissional formado em Direito?

Para seguir a carreira de advogado, é preciso gostar de ler, pois é essencial o estudo de leis e casos dentro do universo jurídico com seus termos específicos. Além disso, é importante ter um senso de responsabilidade social e ética. Esse profissional irá atuar cuidando dos interesses de outras pessoas, que geram um grande impacto em suas vidas.

Possuir senso de justiça também é essencial para entender exatamente como as leis serão aplicadas. Uma boa comunicação, tanto falada quanto escrita – saber se comunicar de forma clara, objetiva e com as regras gramaticais do português em dia.

E como é a carreira de um Advogado?

Há duas vertentes que um advogado pode seguir e atuar:

•  Advogado de acusação: que representa o interesse de alguém que se sente lesado ou prejudicado e quer acusar uma outra pessoa.
  • Advogado de defesa: que representa o cliente que é acusado por algum crime ou infração e precisa de defesa perante a lei. Neste caso, o advogado precisa entender a situação e os objetivos do cliente, para realizar um acordo entre as partes que estão envolvidas.

Além disso, o profissional pode se especializar em diferentes áreas como:

– Civil

– Trabalhista e Previdenciário

– Penal

– Ambiental

– Eleitoral

– Tributário

– Empresarial

Em sua rotina, o advogado precisa entender a situação e os objetivos de seus clientes. Com isso, ele realiza um acordo entre as partes envolvidas, para que não haja a necessidade de um processo jurídico.

Se não houver acordo, o advogado é o responsável por elaborar um caso para apresentá-lo ao Tribunal de Justiça. Ele também acompanhará todo o andamento do processo, para saber em quais instâncias estão a análise e manter seu cliente informado da evolução do processo.

Como é o curso para ser advogado?

Para ser um advogado, você precisa fazer o curso de graduação em direito, que tem duração de 10 semestres. Aqui no IMMES, a sua formação será humanista e buscará sensibilizá-lo profissionalmente para questões sociais.

Se você gostou de saber mais sobre a carreira de advocacia e se interessa em segui-la, entre em contato conosco por aqui: https://immes.edu.br/fale-conosco/