Porque escolher o curso de direito?

O curso de direito é a graduação mais popular das ciências humanas no país e é o segundo curso com maior procura, perdendo o posto somente para medicina. O Direito é uma das profissões mais antigas e é essencial para garantir o equilíbrio e o desenvolvimento da nossa sociedade.

Compreender o Direito como um todo não é uma tarefa tão simples devido sua complexidade, mas em resumo, se trata de uma ciência responsável pela aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, com o objetivo de organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade.

Após a conclusão da faculdade, o profissional pode optar por uma das três carreiras: a advocacia,  a carreira jurídica – prestando concursos públicos para delegado, promotor ou juiz – e a academia, para se tornar pesquisador na área ou atuar como professor em faculdades públicas ou privadas. São diversas opções de atuação tanto na esfera pública quanto privada.

O que se aprende no curso?

A graduação de direito proporciona uma ampla formação humanística, desenvolve no aluno uma grande capacidade de análise, domínio de conceitos e terminologias jurídicas, boa argumentação, interpretação e valorização dos instrumentos jurídicos e sociais.

Na grade curricular do curso, os estudantes cursam disciplinas teóricas das ciências humanas, como economia, ciência política, sociologia, filosofia, entre outras. Nos anos seguintes, o aluno tem contato com disciplinas específicas voltadas às diferentes áreas de atuação como direito civil, processual, empresarial, tributário, trabalhista entre outros. Nos semestres finais do curso, o estudante tem contato com matérias relacionadas à prática jurídica.

O curso de direito é conhecido por desenvolver aspectos relacionados à empatia, reflexão crítica, concentração, domínio emocional e outras qualidades complementares à prática. Assim permite aos alunos adquirir um grande domínio analítico e reflexivo, e também habilidades de exposição de ideias e boa argumentação.

Os profissionais do Direito necessitam destas características para conseguir avaliar com clareza e precisão os casos, processos, evidências, provas físicas, documentais e orais, além de sugerir procedimentos, acompanhar audiências e direcionar ações para a justiça com maior efetividade.

Qual o objetivo do curso de Direito?

No IMMES, a formação em Direito tem como objetivo formar o aluno para atuar na sociedade com responsabilidade social, justiça e ética. Além disso, o Instituto visa aliar teoria e prática por meio de processos investigativos, e levar o estudante a ter contato com as práticas contemporâneas. Assim, o formando em Direito terá uma ampla visão dos problemas relacionados à realidade nacional e seu envolvimento com o mundo globalizado.

Após a conclusão do curso, o profissional terá amplo conhecimentos para atuar de maneira eficiente defesa dos direitos dos indivíduos, dos grupos e da sociedade. Além de proporcionar ao profissional uma grande capacidade de atuação de maneira flexível, de modo a conseguir se adaptar perante os desafios que possam surgir na rotina de sua carreira.

Atuação no mercado

Na esfera da advocacia são diversas opções em que o profissional pode representar  instituições ou indivíduos e defender seus interesses e direitos nas seguintes áreas: arbitragem internacional, direito civil, direito administrativo, direito ambiental, direito comercial, direito do consumidor, direito contratual, direito de propriedade intelectual, direito digital, direito penal ou criminal, direito trabalhista e previdenciário e direito tributário.

Já na carreira jurídica é possível atuar em órgãos públicos do município, estado ou da União, com o objetivo de investigar, acompanhar ou fazer a intermediação do julgamento de ações ou processos. O profissional pode exercer sua profissão em uma das quatro áreas: advocacia pública, delegacia de polícia, magistratura ou ministério público.

Além disso, o profissional de direito pode investir em sua carreira acadêmica, obter títulos de mestre e doutor para atuar como professor de instituições de ensino superior.

Exame da Ordem

Após a conclusão do curso de graduação, para exercer a profissão de advogado é obrigatório ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. A prova possui duas etapas que são aplicadas em datas diferentes: a primeira fase possui 80 questões objetivas e a segunda é a prova prático-profissional. Esta última consiste em uma redação de peça profissional e quatro questões dissertativas, no formato de situações-problema.

O Exame da Ordem dos Advogados é aplicado apenas três vezes ao ano para todos os bacharéis e tem a finalidade de certificar a capacitação necessária para que o formado possa exercer a sua profissão na advocacia. Nesta prova é necessário bastante atenção e dedicação para passar.

Porquê fazer Direito no IMMES?

O Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior tem uma reconhecida tradição em oferecer um ensino superior de qualidade para os estudantes da cidade e região. Os cursos da instituição são reconhecidos pelo MEC e contam com os melhores professores.

A graduação em Direito contempla em seu cronograma conteúdos e atividades que atendem todas as exigências para a formação fundamental, profissional e prática, oferecendo aos alunos um curso completo para permitir o exercício do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania.