Quais cargos podem ser ocupados por um administrador?

O curso de Administração é um dos mais procurados no Brasil. Ele só perde lugar para o curso de Direito, segundo os dados do censo de 2016 do Ensino Superior no Brasil, divulgado pelo MEC. 

Um dos principais motivos é porque a Administração é uma área que possui diversos ramos de atuação e uma ampla abrangência e demanda de trabalho, já que estão em alta no mercado de trabalho mundial. 

Para ajudar a ter uma melhor visualização sobre as possibilidades de atuação de um administrador, vamos elencar algumas das áreas de atuação, principalmente para ajudar quem está decidido seguir esta profissão. Continue lendo para saber mais! 

 

1) Recursos Humanos 

As atividades de recursos humanos em uma empresa são caracterizadas por: recrutamento, seleção, contratação, treinamento de funcionários, retenção de talentos e plano de carreira.  

É esse o setor responsável da empresa por gerir a  organização e o gerenciamento do capital humano. Além disso, busca o equilíbrio entre o bem-estar dos colaboradores e a produtividade. 

O Bacharel em Administração, nesta área, irá executar atividades que visam toda a manutenção do quadro de funcionários de uma empresa, sempre aliado às políticas e valores. 

Por isso, além das atividades acima citadas, esse profissional também será responsável por reformular toda a cadeia hierárquica interna da empresa, definindo assim, os cargos. Desse modo, ele também pode implementar estratégias para deixar a cultura organizacional ainda mais forte, administrar a comunicação interna, acompanhar a folha de ponto, agendar treinamentos e programar as férias dos colaboradores. 

 

2) Gestão Financeira 

Essa é uma das áreas mais tradicionais de atuação na administração, já que consiste na aplicação de técnicas e conhecimentos para poder gerenciar a receita de uma organização. 

Ele será o responsável por cuidar de toda a parte financeira, pelo planejamento de gastos, análises de risco e de crédito e pelo gerenciamento de todos os recursos financeiros. 

É de responsabilidade do administrador aplicar estratégias em cima da receita da organização, para definir orçamentos para os diversos setores, efetivar pagamento do salário dos funcionários, serviços, impostos e fornecedores. 

 

3) Marketing 

Durante a faculdade de Administração, a pessoa terá contato com a área de Marketing. Nessa etapa, ela aprenderá estratégias de: endomarketing (marketing interno da empresa, feito para os colaboradores), outbound marketing (marketing tradicional, aquele que você faz propaganda para todos verem sua empresa) e inbound marketing (o famoso marketing de atração, o qual você atrai potenciais clientes com oferta de conteúdos ricos em troca). 

 Os profissionais que irão atuar nesse setor, precisará implantar estratégias para atrair o seu público-alvo, feito por meio de um estudo de mercado, quanto fidelizá-lo à marca. 

No marketing, o administrador pode realizar pesquisas de mercado, definir o perfil ideal dos consumidores da empresa, propor melhorias nos processos e produtos oferecidos pela organização e criar estratégias de interação com os clientes. 

É uma área em pleno desenvolvimento e crescimento e que possibilita flexibilidade e capacidade de inovar. 

 

4) Consultoria 

O profissional de Administração será a pessoa consultada para tomada de decisões estratégicas, que almejam os melhores resultados. 

O Administrador será o responsável por apontar como utilizar recursos financeiros, humanos e materiais da melhor forma possível, para maximizar os resultados e, claro, aperfeiçoar as entregas e serviços. 

Ele também avaliará como os projetos podem ser desenvolvidos e se serão viáveis, levando em consideração o orçamento da organização e o público-alvo que a empresa que atingir. 

Em caso de crise, o consultor será a peça-chave para que os investimentos da empresa sejam feitos de maneira mais assertiva, com mais qualidade e inteligência.

 

Está pensando em cursar administração e estava em dúvida qual área seguir? Esperamos que esse post te ajude a tomar uma decisão. E caso você queira saber mais sobre o curso de Administração, entre em contato conosco por aqui! Estamos à disposição para ajudá-lo!